Conceituar transdisciplinariade como base da organização da proposta pedagógica por projetos: (O que significa ?)
"A transdisciplinaridade representa uma concepção de pesquisa baseada num marco de compreeensão novo e compartilhado por várias disciplinas, que vem acompanhado por uma interpretação recíproca das epistemologias disciplinares. A cooperação, nesse caso, dirige-se para a resolução de problemas e se cria a transdiciplinaridade pela construção de um novo modelo de aproximação da realidade do fenômeno que é objeto de estudo.
(Do livro:Transgressão e Mudança na Educação – Os projetos de trabalho)"
PRAZO: 24.05.11
O nosso sistema social e educacional, desde o princípio, está organizado pelo cartesianismo, isto é, o nosso modo de pensar é regido pelos princípios cartesianos (fragmentação, descontextualização, simplificação, redução, objetivismo e dualismo) que nos direcionam para o que é objetivo e racional, desconsiderando a dimensão da vida e da cotidianeidade (emoção, sentimento, intuição, sensibilidade e corporeidade).
ResponderExcluirNesse contexto, a transdisciplinaridade é a busca do sentido da vida através de relações entre os diversos saberes numa democracia cognitiva. Ela sugere a superação da mentalidade fragmentária induzida pelo cartesianismo, incentivando conexões e criando uma visão contextualizada do conhecimento, da vida e do mundo.
"O problema da unidade do conhecimento é intimamente ligado à nossa busca de uma compreensão universal, destinada a elevar a cultura humana." (Niels Bohr)
Sugiro: SANTOS, A. O que é Transdisciplinaridade. Rural Semanal, Rio de Janeiro: UFRJ, 2005.
Ronaldo
É claro que uma reforma ou uma revolução no pensamento, com rupturas paradigmáticas exigem reformas e revoluções dos educadores. Este horizonte não se deve perder de vista, pois, sem ele não alteramos a visão cartesiana que separa o sujeito que pensa da coisa pensada e continuaremos em nossas pesquisas e na formação dos jovens separando e dividindo a ciência da arte, a razão do imaginário, a teoria da prática. Um movimento dos educadores pode promover uma reforma do pensamento, neste aspecto, Um Estagio de Vivencia, é uma ferramenta extraordinária, seu espectro de atuação é muito grande e suas potencialidades para geração de mudança são muitas.
ResponderExcluirA transdisciplinariedade pressupõe de fato um projeto comum, que necessita envolver seus diferentes sujeitos, que vivem realidades bem diferentes na discussão deste projeto comum. A partir do entendimento dos aspectos identitários e unitários dos sujeitos com a proposta de formação e qualificação, há que se perceber uma organização do pensamento que atravessará as disciplinas, que dará profundidade à sua integração. Se não houver este esforço de pensamento de compreensão não haverá transdisciplinariedade.
Li o texto sugerido pelo Ronaldo que explica bem o assunto. Na minha opinião, a transdisciplinaridade é uma espécie de metafísica da educação.
ResponderExcluirEm 1994, em Portugal, ocorreu o Primeiro Congresso Mundial de Transdisciplinaridade, resultando no fortalecimento do assunto através do texto conhecido como: "A carta da Transdisciplinaridade".
A carta pode ser lida no link: http://caosmose.net/candido/unisinos/textos/textos/carta.pdf
(Rafael J. Ribeiro - 24/05/2011)
Nossa experiência no projeto integrador do curso de florestas tem demonstrado que o primeiro passo para sua implementação foi identificar a demanda por competências que deveriam ser desenvolvidas pelos docentes para a execução e avaliação desse tipo de projeto. Competência nesse texto é entendida como a capacidade de agir eficazmente em um determinado tipo de situação apoiada em conhecimentos, mas sem limitar-se a eles. Por exemplo: Alunos indicaram interesse em investigar a “recuperação de áreas degradadas” em uma área de assentamento. Essa pesquisa implicou em conhecermos o contexto social (sociologia), as espécies florestais (manejo e silvicultura), adubação e substrato (agroecológico) metodologia participativa (tecnologias sociais). Ou seja, diferentes competências cognitivas foram acionadas a partir de distintas unidades curriculares. Tal diálogo resultou da cooperação dos professores, instigados em repensar os conteúdos curriculares, e posteriormente seus planos de ensino, a fim de responder a demanda específica. Assim, a necessidade de resolver determinado problema viabilizou a emergência da transdisciplinaridade.
ResponderExcluir(Professor Roberto)
Ronaldo, João Luís, Rafael João e Roberto
ResponderExcluirOs textos de vocês demonstram o movimento que fazemos de procurar uma prática significativa, baseada numa fundamentação teórica consistente.