domingo, 22 de maio de 2011

TRANSDISCIPLINARIDADE

Tarefa:
Conceituar transdisciplinariade como base da organização da proposta pedagógica por projetos: (O que significa ?)


"A transdisciplinaridade representa uma concepção de pesquisa baseada num marco de compreeensão novo e compartilhado por várias disciplinas, que vem acompanhado por uma interpretação recíproca das epistemologias disciplinares. A cooperação, nesse caso, dirige-se para a resolução de problemas e se cria a transdiciplinaridade pela construção de um novo modelo de aproximação da realidade do fenômeno que é objeto de estudo.
(Do livro:Transgressão e Mudança na Educação – Os projetos de trabalho)"


PRAZO: 24.05.11

 

5 comentários:

  1. O nosso sistema social e educacional, desde o princípio, está organizado pelo cartesianismo, isto é, o nosso modo de pensar é regido pelos princípios cartesianos (fragmentação, descontextualização, simplificação, redução, objetivismo e dualismo) que nos direcionam para o que é objetivo e racional, desconsiderando a dimensão da vida e da cotidianeidade (emoção, sentimento, intuição, sensibilidade e corporeidade).
    Nesse contexto, a transdisciplinaridade é a busca do sentido da vida através de relações entre os diversos saberes numa democracia cognitiva. Ela sugere a superação da mentalidade fragmentária induzida pelo cartesianismo, incentivando conexões e criando uma visão contextualizada do conhecimento, da vida e do mundo.

    "O problema da unidade do conhecimento é intimamente ligado à nossa busca de uma compreensão universal, destinada a elevar a cultura humana." (Niels Bohr)

    Sugiro: SANTOS, A. O que é Transdisciplinaridade. Rural Semanal, Rio de Janeiro: UFRJ, 2005.

    Ronaldo

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  2. É claro que uma reforma ou uma revolução no pensamento, com rupturas paradigmáticas exigem reformas e revoluções dos educadores. Este horizonte não se deve perder de vista, pois, sem ele não alteramos a visão cartesiana que separa o sujeito que pensa da coisa pensada e continuaremos em nossas pesquisas e na formação dos jovens separando e dividindo a ciência da arte, a razão do imaginário, a teoria da prática. Um movimento dos educadores pode promover uma reforma do pensamento, neste aspecto, Um Estagio de Vivencia, é uma ferramenta extraordinária, seu espectro de atuação é muito grande e suas potencialidades para geração de mudança são muitas.
    A transdisciplinariedade pressupõe de fato um projeto comum, que necessita envolver seus diferentes sujeitos, que vivem realidades bem diferentes na discussão deste projeto comum. A partir do entendimento dos aspectos identitários e unitários dos sujeitos com a proposta de formação e qualificação, há que se perceber uma organização do pensamento que atravessará as disciplinas, que dará profundidade à sua integração. Se não houver este esforço de pensamento de compreensão não haverá transdisciplinariedade.

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  3. Li o texto sugerido pelo Ronaldo que explica bem o assunto. Na minha opinião, a transdisciplinaridade é uma espécie de metafísica da educação.

    Em 1994, em Portugal, ocorreu o Primeiro Congresso Mundial de Transdisciplinaridade, resultando no fortalecimento do assunto através do texto conhecido como: "A carta da Transdisciplinaridade".

    A carta pode ser lida no link: http://caosmose.net/candido/unisinos/textos/textos/carta.pdf

    (Rafael J. Ribeiro - 24/05/2011)

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  4. Nossa experiência no projeto integrador do curso de florestas tem demonstrado que o primeiro passo para sua implementação foi identificar a demanda por competências que deveriam ser desenvolvidas pelos docentes para a execução e avaliação desse tipo de projeto. Competência nesse texto é entendida como a capacidade de agir eficazmente em um determinado tipo de situação apoiada em conhecimentos, mas sem limitar-se a eles. Por exemplo: Alunos indicaram interesse em investigar a “recuperação de áreas degradadas” em uma área de assentamento. Essa pesquisa implicou em conhecermos o contexto social (sociologia), as espécies florestais (manejo e silvicultura), adubação e substrato (agroecológico) metodologia participativa (tecnologias sociais). Ou seja, diferentes competências cognitivas foram acionadas a partir de distintas unidades curriculares. Tal diálogo resultou da cooperação dos professores, instigados em repensar os conteúdos curriculares, e posteriormente seus planos de ensino, a fim de responder a demanda específica. Assim, a necessidade de resolver determinado problema viabilizou a emergência da transdisciplinaridade.

    (Professor Roberto)

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  5. Ronaldo, João Luís, Rafael João e Roberto

    Os textos de vocês demonstram o movimento que fazemos de procurar uma prática significativa, baseada numa fundamentação teórica consistente.

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