terça-feira, 26 de julho de 2011

Relação entre Educação e Desenvolvimento Local e Regional

Atividade da Semana Pedagógica - 25/07/2011

Grupo 02: Ellen, Gisele, Onivaldo e Oraildo.

Todo indivíduo refere-se a uma dimensão da educação, aquela que faz mais sentido a sua vida. Mas para realmente se discutir sobre as contribuições reais da educação no desenvolvimento local e regional, é preciso transcender a idéia que a escola é o único local onde os indivíduos se educam.
Compreender a educação como um processo amplo, além da educação formal, deve ser condição precípua para entender o desenvolvimento numa perspectiva humana e emancipadora, quebrando o paradigma de que desenvolvimento é o crescimento econômico, mas também, atentando para o desenvolvimento como promotor da melhora da qualidade de vida do ser humano.
Segundo Dawbor (2006) “construir uma geração de pessoas que entendam o meio em que estão inseridas” é a contribuição da educação formal para o desenvolvimento. Na escola os conteúdos formalizados devem ser associados com as informações locais, estudando os problemas locais e regionais nos conteúdos escolares e de forma reflexiva. A educação informal contribui no desenvolvimento pela convivência construída coletivamente e transmitidas pelas situações cotidianas, no sentido do fortalecimento dos laços de pertença. A educação não formal possui uma relação de complementaridade com o Estado, suprindo suas deficiências, contribuem para processos educativos amplos, estimulam a participação cidadã e atuam principalmente na área da inclusão digital e educomunicação, na garantia de direitos e conscientização política, enfim, atua na comunidade numa perspectiva emancipatória, de participação e identidade local.
Estas definições nos remetem a questionar qual a dimensão da educação que nós, enquanto atores do processo educativo, queremos? Uma educação que provoque no indivíduo a consciência de que é sujeito no e do mundo, e que o formato de desenvolvimento que venha de fora para dentro, não endógeno, é superficial, irreal.
A maior contribuição da educação para o desenvolvimento local e regional é a emancipação dos sujeitos com vistas a construção e reconstrução de uma sociedade mais justa, mais igualitária, mais solidária e com maior qualidade de vida a todos.

Um comentário:

  1. Interessante notar o quanto ainda estamos presos à ideia de que a educação "de verdade" somente se faz dentro dos muros da escola, esquecendo o quão amplo e complexo é o processo educativo. Somos, mesmo sem querer ou saber, educadores e educandos em todos os contatos que travamos em nossa vida social. E, a partir do alargamento de nossos horizontes, compreendendo que a educação é mais do que disciplinas, currículos, didáticas, poderemos agir em prol de um desenvolvimento verdadeiramente inclusivo, que mais do que "agregar valor" às pessoas, possa inseri-las numa sociedade mais humana e justa.

    Bruno Coletty

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