domingo, 27 de maio de 2012

Saberes da Docência e Identidade do Professor

A leitura e o debate (dia 08.05.2012) a respeito do artigo:

PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores – saberes da docência e identidade do professor. Revista da Faculdade de Educação, São Paulo, v. 22, n. 2, p. 72-89, jul./dez. 1996. 

nos forneceu algumas bases a respeito da formação de professores. A autora destaca três saberes fundamentais para a construção da identidade do professor:

A EXPERIÊNCIA
Referindo-se a experiência do professor enquanto aluno, aos modelos que acaba adotando, ainda que de modo inconsciente, explicita a importância da experiência na atuação do professor.
Trata também da reflexão contínua sobre a própria prática, na dimensão de que é um processo de construção que não se encerra. Sempre haverá pontos nos quais poderemos melhorar.       
   
O CONHECIMENTO
Provocando questionamentos acerca da natureza do conhecimento escolar e de sua pertinência na atualidade, discute o papel do conhecimento na prática docente.
Analisa a abordagem dada ao conhecimento e a importância de que a informação seja transformada em conhecimento na escola. 
Destaca, ainba, que o conhecimento deve ser tratado na perspectiva de humanização do homem.   
 
OS SABERES PEDAGÓGICOS    
Reconhecendo a importância da didática, se for aplicada de forma articulada e contextualizada, valoriza os saberes pedagógicos na profissão do professor.  
Propõe a construção da teoria a partir da própria prática docente.    


(Karina Mello Bonilaure)

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