A leitura e o debate (dia 08.05.2012) a respeito do artigo:
PIMENTA,
Selma Garrido. Formação de professores – saberes da docência e
identidade do professor. Revista da Faculdade de Educação, São Paulo, v.
22, n. 2, p. 72-89, jul./dez. 1996.
nos forneceu algumas bases a respeito da formação de professores. A autora destaca três saberes fundamentais para a construção da identidade do professor:
A EXPERIÊNCIA
Referindo-se a experiência do professor enquanto aluno, aos modelos que acaba adotando, ainda que de modo inconsciente, explicita a importância da experiência na atuação do professor.
Trata também da reflexão contínua sobre a própria prática, na dimensão de que é um processo de construção que não se encerra. Sempre haverá pontos nos quais poderemos melhorar.
O CONHECIMENTO
Provocando questionamentos acerca da natureza do conhecimento escolar e de sua pertinência na atualidade, discute o papel do conhecimento na prática docente.
Analisa a abordagem dada ao conhecimento e a importância de que a informação seja transformada em conhecimento na escola.
Destaca, ainba, que o conhecimento deve ser tratado na perspectiva de humanização do homem.
OS SABERES PEDAGÓGICOS
Reconhecendo a importância da didática, se for aplicada de forma articulada e contextualizada, valoriza os saberes pedagógicos na profissão do professor.
Propõe a construção da teoria a partir da própria prática docente.
(Karina Mello Bonilaure)
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