quinta-feira, 10 de março de 2011

CAPITULO II | A transdiciplinaridade como um marco para a organização de um currículo integrado.

|CONCEITO DE TRANSDICIPLINARIDADE
A transdiciplinaridade é compartilhada por várias disciplinas que vêm acompanhadas por uma interpretação recíproca das epistemologias disciplinares e se cria pela construção de um novo modelo de aproximação da realidade do fenômeno que é objeto de estudo. A qualidade se avalia pela habilidade dos indivíduos em realizar uma contribuição substantiva a um campo de estudos a partir de organizações flexíveis e aberta.
Quando o pensamento único da escola se refere ao pensamento de que o conhecimento é representado pelo currículo à concepção transdisciplinar surge como uma agente para a pesquisa.
Quando da apresentação de um problema  é possível observar que a transdiciplinaidade não permite que o conhecimento seja fragmentado em disciplinas. Além disso, a solução para um problema não pode ser limitada por um mapa disciplinar predeterminado. Outro aspecto se refere  os resultados encontrado para a solução do problema que deve ser produzido com base nos próprios participantes do processo que faça sentido para esses membros. Por fim, a solução não é estanque ela evolui para novos pontos de vista para o problema que foi abordado inicialmente.

| ARGUMENTOS CONTRA O CURRICULO INTEGRADO
ARGUMENTO 01: A integração de várias materiais escolares numa só lição leva a redução dos conteúdos do currículo das áreas originais que devem ser abordadas no programa do curso.
ARGUMENTO 02: Levar adiante um currículo integrado exige uma maior dedicação dos professores.
Essa demanda por mais tempo faz com o Professor tenha menos tempo de se dedicar o aprendizado do aluno. A mais relevante das argumentações o currículo por disciplinas oferece uma “ordem” para nossa compreensão.

| ARGUMENTOS A FAVOR DO CURRICULO INTEGRADO
ARGUMENTO 01: o currículo integrado otimiza o tempo, estimula o conhecimento dos professores e o envolvimento dos estudantes.
ARGUMENTO 02: Favorecer a comunicação e o intercâmbio entre os docentes, o que repercute não só na melhoria da qualidade de ensino, mas também no acompanhamento personalizado da aprendizagem dos alunos.

| PAPEL DO CURRICULO INTEGRADO
A finalidade da organização dos conhecimentos em experiências de aprendizagem num currículo integrado é o de compreender os conhecimentos que se encontram implícitos em problemas apresentados. A compreensão só existe quando se entende o propósito, ou seja, quando se consegue despertar o interesse. Para que tal propósito ocorra é necessário, fragmentar, buscar soluções que contemplem a realidade do indivíduo bem como apresentar outras que são geradas por meio de processos relacionados ao diálogo e para tanto, se faz necessário uma linguagem comum, com signos em comum.  Sendo assim, a representação será de fundamental importância nesse processo.
O processo todo deve ser alimentado pela transdisciplinaridade, quando os alunos se vêm diante de leituras mais complexas e conseguem encontrar similaridades com o que conhecem e assim conseguir formar intepretações corretas.  Nesse processo se consegue despertar o interesse desse individuo que naturalmente busca por outras referências.

| COMENTE SOBRE AS ESTRATÉGIAS DE INTERPRETAÇÃO DA PÁG. 58
Por meio da metáfora apresentada pelo autor procuramos ir um pouco adiante e criar nossa própria metáfora.  No nosso caso existe um projeto integrador, que tem como tema, o desenvolvimento de um banco para uma cidade, esse tema será alimentado por unidades curriculares do primeiro módulo do curso técnico em design de móveis e serve como norteador para todo o processo de desenvolvimento dessa pesquisa. A colmeia representa bem o modelo que queremos adotar, pois, em design não existe um trabalho solitário, o trabalho deve ser com equipes multidisciplinares, por isso a intenção de ter o respaldo dos diversos eixos. A colmeia só existe pelo trabalho em conjunto e é sempre alimentada por um professor orientador que tem como missão ordenar as ideias levantadas pelas pesquisas e instigar outras que venham a aparecer durante esse processo. Os professores orientadores também não trabalham sozinhos, existe o apoio dos outros membros do colegiado e co- autoria de outros representado pelos cursos técnicos em: florestas, eletromecânica , informática e jogos digitais. Sendo assim, surgem as atividades de busca, em que os professores também participam das ideias de busca. Essa estratégia tem a intenção de contemplar a realidade madeireira dessa região, bem como, estimular a visão crítica dos agentes atuantes no processo e também como eles podem  ser os protagonistas e efetivamente fazer a sua contribuição como técnicos em design de móveis. Cada gomo da colmeia não ocupa lugar de privilégio ou destaque, eles são importantes e necessários para completar e alimentar de forma direcional todo o processo. E ainda, cada gomo deve ter uma visão ampla dos projetos P1, P2, P3,P4,P5,P6,P7,P8 e P9, para poder direcionar o crescimento da colmeia.
 

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