1. Questão: Fases do processo de avaliação.
a. Resposta:
i. Avaliação inicial
1. Consiste no recolhimento de informações da capacidade dos alunos de aprender o conteúdo da aula.
2. Comentário: esse processo é realizado por professores mais experientes sem necessidade de mecanismos pedagógicos.
ii. Avaliação formativa
1. Acompanhamento da aprendizagem com possíveis ajustes no método de ensino para atender as dificuldades.
2. Comentário: Processo importante para assegurar que todos os alunos estejam inseridos no processo de ensino-aprendizagem. Apesar de o autor dizer que esse processo não é qualificatório, o levantamento das dificuldades acaba por gerar a qualificação dos alunos, separando os alunos com facilidade de aprendizagem dos alunos com dificuldade de aprendizagem.
iii. Avaliação recapitulativa
1. Avaliação “oficial” centrada no excito de respostas.
2. Comentário: Se estamos falando de projetos a avaliação deve ser um processo indistinguível do todo.
2. Questão: "E o que se pretende é que a avaliação estimule a capacidade de pesquisa e que os alunos aplicam em situações reais os conhecimentos adquiridos e respondam em caráter produtivo." Qual é a importância do processo de avaliação dentro do Projeto?
a. Resposta: Na aprendizagem por projetos a avaliação deve ocorrer em dois ramos: a avaliação da aprendizagem dos alunos e a avaliação do papel do professor. Pois, o professor faz parte da construção do conhecimento, com papel de diretor do processo. A aprendizagem por projetos gera resultados com peculiaridades das pessoas envolvidas. Se um mesmo projeto for aplicado por dois professores os resultados de aprendizagem não serão os mesmos. Assim, o engajamento professor-alunos também deve ser avaliado.
3. Questão: Mudanças de postura do professor diante da avaliação que são apontadas no texto.
a. Resposta: O texto orienta a utilização de critérios para avaliação de portfólios.
b. Comentário: a postura do professor na avaliação está na possibilidade de considerar outros aspectos além do excito nos resultados. Como dito anteriormente o resultado dos alunos dependerá do engajamento do professor, caso contrário o aluno passaria a realizar uma aprendizagem por descoberta individual no desenvolvimento do seu projeto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário