terça-feira, 22 de março de 2011

Capítulo IV


 1.      Questão: Fases do processo de avaliação.
a.      Resposta:
                                                              i.      Avaliação inicial
1.      Consiste no recolhimento de informações da capacidade dos alunos de aprender o conteúdo da aula.
2.      Comentário: esse processo é realizado por professores mais experientes sem necessidade de mecanismos pedagógicos.
                                                            ii.      Avaliação formativa
1.      Acompanhamento da aprendizagem com possíveis ajustes no método de ensino para atender as dificuldades.
2.      Comentário: Processo importante para assegurar que todos os alunos estejam inseridos no processo de ensino-aprendizagem. Apesar de o autor dizer que esse processo não é qualificatório, o levantamento das dificuldades acaba por gerar a qualificação dos alunos, separando os alunos com facilidade de aprendizagem dos alunos com dificuldade de aprendizagem.
                                                          iii.      Avaliação recapitulativa
1.      Avaliação “oficial” centrada no excito de respostas.
2.       Comentário: Se estamos falando de projetos a avaliação deve ser um processo indistinguível do todo.
2.      Questão: "E o que se pretende é que a avaliação estimule a capacidade de pesquisa e que os alunos aplicam em situações reais os conhecimentos adquiridos e respondam em caráter produtivo." Qual é a importância do processo de avaliação dentro do Projeto?
a.      Resposta: Na aprendizagem por projetos a avaliação deve ocorrer em dois ramos: a avaliação da aprendizagem dos alunos e a avaliação do papel do professor. Pois, o professor faz parte da construção do conhecimento, com papel de diretor do processo. A aprendizagem por projetos gera resultados com peculiaridades das pessoas envolvidas. Se um mesmo projeto for aplicado por dois professores os resultados de aprendizagem não serão os mesmos. Assim, o engajamento professor-alunos também deve ser avaliado.
3.      Questão: Mudanças de postura do professor diante da avaliação que são apontadas no texto.
a.      Resposta: O texto orienta a utilização de critérios para avaliação de portfólios.
b.      Comentário: a postura do professor na avaliação está na possibilidade de considerar outros aspectos além do excito nos resultados. Como dito anteriormente o resultado dos alunos dependerá do engajamento do professor, caso contrário o aluno passaria a realizar uma aprendizagem por descoberta individual no desenvolvimento do seu projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário