Tarefa 1
Faça um quadro comparativo que represente a(s) diferença(s) no entendimento da função da escola nos aspectos:
organização curricular tradicional e organização do currículo por projetos.
(Procure explicitar a necessidade de mudança)
Tarefa 2
De acordo com o texto, monte uma Linha do Tempo que demonstre o significados dos projetos em diferentes épocas.
(Para dia 14.03 - Ivaiporã e 15.03 - Telêmaco)
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir////////////////////////////////////
ResponderExcluirFunção da Escola
Projetos VS Tradicional
P: Parte-se de um problema negociado com a turma.
T: Parte-se da apresentação da ementa e segue com o conteúdo programático previsto no plano de curso.
P: Inicia-se de uma pesquisa.
T: Inicia-se com aula expositiva do primeiro tópico.
P: Buscam-se e selecionam-se fontes de informação
T: As fontes de informação são as referências básicas especificadas no plano de curso
P: Estabelecem-se critérios de ordenação e de interpretação das fontes.
T: A única interpretação aceita é aquela que conduz para resposta correta na prova.
P: Recolhem-se novas dúvidas e perguntas.
T: Tira dúvidas, se o professor souber responder, durante o tempo da aula.
P: Estabelecem-se relações com outros problemas.
T: Um tópico de cada vez. Cada aula é preparada segundo um único conteúdo.
P: Representa-se o processo de elaboração do conhecimento que foi seguido.
T: O que importa é a aquisição do conhecimento, nada de epistemologias.
P: Recapitula-se (avalia-se) o que se aprendeu.
T: Avaliar é o mais importante. Toda aula é uma preparação para avaliação.
P: Conecta-se com um novo tema ou problema.
T: Encerrada a avaliação, então pula para o tópico seguinte.
////////////////////////////////////
Linha do Tempo do significado de Pedagogia de Projetos
Anos 20 – partir de uma situação problemática.
Anos 70 – trabalhos por temas.
Anos 80 - a aprendizagem não é uma sequência de passos.
Anos 90 - projetos como forma de construtivismo.
Século XXI – aprendizagem por descoberta guiada e investigativa.
Anos 2010 - Project-oriented learning and Engagement Theory.
////////////////////////////////////
EIXO: INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
////////////////////////////////////