quarta-feira, 9 de março de 2011

Capítulo III - Os Projetos de Trabalho e a Necessidade de Mudança na Educação e na Função da Escola

Tarefa 1
Faça um quadro comparativo que represente a(s) diferença(s) no entendimento da função da escola nos aspectos:
organização curricular tradicional e organização do currículo por projetos.
(Procure explicitar a necessidade de mudança)   

Tarefa 2
De acordo com o texto, monte uma Linha do Tempo que demonstre o significados dos projetos em diferentes épocas.

(Para dia 14.03 - Ivaiporã e 15.03 - Telêmaco)

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. ////////////////////////////////////
    Função da Escola
    Projetos VS Tradicional

    P: Parte-se de um problema negociado com a turma.
    T: Parte-se da apresentação da ementa e segue com o conteúdo programático previsto no plano de curso.

    P: Inicia-se de uma pesquisa.
    T: Inicia-se com aula expositiva do primeiro tópico.

    P: Buscam-se e selecionam-se fontes de informação
    T: As fontes de informação são as referências básicas especificadas no plano de curso

    P: Estabelecem-se critérios de ordenação e de interpretação das fontes.
    T: A única interpretação aceita é aquela que conduz para resposta correta na prova.

    P: Recolhem-se novas dúvidas e perguntas.
    T: Tira dúvidas, se o professor souber responder, durante o tempo da aula.

    P: Estabelecem-se relações com outros problemas.
    T: Um tópico de cada vez. Cada aula é preparada segundo um único conteúdo.

    P: Representa-se o processo de elaboração do conhecimento que foi seguido.
    T: O que importa é a aquisição do conhecimento, nada de epistemologias.

    P: Recapitula-se (avalia-se) o que se aprendeu.
    T: Avaliar é o mais importante. Toda aula é uma preparação para avaliação.

    P: Conecta-se com um novo tema ou problema.
    T: Encerrada a avaliação, então pula para o tópico seguinte.


    ////////////////////////////////////


    Linha do Tempo do significado de Pedagogia de Projetos
    Anos 20 – partir de uma situação problemática.
    Anos 70 – trabalhos por temas.
    Anos 80 - a aprendizagem não é uma sequência de passos.
    Anos 90 - projetos como forma de construtivismo.
    Século XXI – aprendizagem por descoberta guiada e investigativa.
    Anos 2010 - Project-oriented learning and Engagement Theory.

    ////////////////////////////////////


    EIXO: INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO


    ////////////////////////////////////

    ResponderExcluir