quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

O que eu entendo por Pedagogia de Projetos...

As formas pelas quais se dá o processo de aprendizagem e como o conhecimento se constrói é um paradigma epistemológico incômodo para os que trabalham em educação. Quando envolve a educação para o trabalho, a complexidade das situações envolvidas torna-se ainda maior, tendo em vista a necessidade da abordagem significativa, aliada as práticas profissionais e ao desenvolvimento de aptidões, capacidade e habilidades que viabilizem a atuação no mndo do trabalho.  Desenvolver competências a atitudes, considerando a atual forma de organização da Escola, com seu currículo pouco flexível, com a limitada participação da comunidade e fechada à interação dos saberes, é como pregar uma trave com as mãos: temos o madeiro, o prego, mas nos falta as ferramentas, os instrumentos.
Nesta realidade a Pedagogia de Projetos, considerada como um conjunto de ações e práticas educativas, calcado nos princípios da quebra da rigidez disciplinar, no desenvolvimento dos potenciais individuais a partir do reconhecimento da necessidade do "coletivo" acima do "individual", no respeito aos diferentes saberes historica e espacialmente construídos, e numa ética sócio-ambiental, pode se constituir como ferramenta fundamental ao processo educativo.
Em outro aspecto, a capacidade de projetar do  Ser Humano parte da sua necessidade de conhecer e interpretar o ambiente e modificá-lo, para isso necessitando antever o resultado ou a consequência desta alteração, que pode reverter em benefício ou dano para si mesmo. Assim, projetar é uma necessidade fundamental e está baseada na capacidade, maior ou menor, de interpretar o meio e imaginar o futuro.
Assim, uma Pedagogia de Projetos trataria de desenvolver as habilidades do educando em projetar-se a si mesmo, estimulando-o a compreender os limites do possível e o inimaginável, habilitando-o a ser um pesquisador da realidade visível e do transcedente, a expandir sua conscência de si mesmo e como parte do coletivo. Para isso, há que adotar metodologias apropriadas de ensino, proporcionar espaços e tempos de aprendizagem significativa, aprofundar as dimensões de compreensão do processo educativo e assumir a dimensão de realidade necessária à construção do currículo.
Pedagogia de Projetos é um desafio, porquanto possui uma dimensão holística para a qual não estamos preparados, mas que deve balizar a educação do futuro.
Mateus Falleiros

Um comentário:

  1. Excelente sua percepção sobre o foco dos projeto: o aluno...

    (e concordo... precisamos nos preparar para o futuro!)

    ResponderExcluir