quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

O que você entende por Pedagogia de Projetos?

“... no projeto interdisciplinar não se ensina, nem se aprende: vive-se, exerce-se. A responsabilidade individual é a marca do projeto interdisciplinar.” (FAZENDA, 1991).

As experiências práticas que envolvem conteúdos distintos e complementares por meio de projetos, possibilitam aos alunos a oportunidade de vivenciar e desenvolver habilidades como: liderança, disciplina, comunicação e trabalho em equipe, proporcionando uma forma complementar no processo de aprendizagem. Neste contexto, a tecnologia representa uma ferramenta a explorar. (KLOC, 2009).

FAZENDA, I.C.A. Interdisciplinaridade: um projeto em parceria. São Paulo: Loyola. 1991.

KLOC, A. E., KOSCIANSKI, A. Robotics: a pedagogical tool in the field of computing. WCCE: World Conference on Computers in Education. Bento Gonçalves, 2009.


by Eduardo Kloc - IFPR Campus Telêmaco Borba. e-mail: eduardo.kloc@ifpr.edu.br

2 comentários:

  1. Eduardo, eu gostaria de complementar que os projetos permitem a transferência do conhecimento adquirido nas aulas. Durante as aulas os alunos recebem muitas informações, porém essas informações não são trabalhadas cognitivamente na mente dos alunos, ocorrendo riscos de aprendizagem mecânica. Na pedagogia de projetos os alunos também são livres para demostrarem todo seu potencial, sem limitações. Tantos os bons alunos como os com dificuldades são beneficiados com os projetos, pois podem usar suas principais habilidades cognitivas para desenvolver a tarefa.

    Rafael João Ribeiro

    ResponderExcluir
  2. De fato, a aprendizagem é uma experiência significativa. Assim, torna-se parte do ser, e fundamenta novas experiências(...)
    O que vivenciamos,nunca esquecemos.

    ResponderExcluir